esumo: Jane sente-se mais culpado do que nunca com o desaparecimento de Kristina Fryer, então ele resolve se afastar deliberadamente de Lisbon e sua equipe; por outro lado, Lisbon quer ajuda-lo ao mesmo tempo que vive uma paixão ardente com um amante misterioso. No desenrolar desse AU, Jane e Lisbon consolidarão sua amizade e terão que enfrentar a sutileza dos sentimentos deles.
Com o fim do contrato de consultoria, Jane terá acesso a seus bens bloqueados. Como ele reagirá ao confrontar-se com as dolorosas lembranças de sua antiga casa em Malibu?
Após os conflitos e incertezas da primeira temporada, Jane e Lisbon terão muito a que enfrentar na segunda temporada de Universo Alternativo.
E se Jane e Lisbon percebessem o que sentem pelo outro mais cedo? Como lidariam em relação às suas próprias barreiras sentimentais? Minha proposta é explorar o caminho do coleguismo ao amor, navegando pelos episódios da série.
Jane e Lisbon trabalham no FBI com uma nova equipe, formada para perfilar suspeitos e resolver os casos mais complicados. Nesta história, eles irão encarar um homem cruel e sádico. Será que conseguirão salvar a última vítima a tempo? Ao mesmo tempo, Jane vê-se obrigado a confrontar a dor do seu passado antes que isso destrua sua vida e relacionamento atuais.